Homenzinho Torto convertido em worship

Por Elvis Tavares

Um vídeo circulou dias atrás pela internet mostrando um rapaz cantando a música infantil Homenzinho Torto, que originalmente é uma adaptação da tradicional canção There Was a Crooked Man.
Como autor de músicas não vejo, a priori, qualquer senão para mudança de andamento musical até porque o próprio Homenzinho Torto cantado no Brasil já é uma alteração da canção original.
Contudo, um fator primordial que envolve música é o gosto pessoal. Uns gostam de determinado ritmo e outros de um diferente. Eu mesmo, para exemplificar, já tive música composta no ritmo balada sendo transformada em hip-hop e reggae.
Pegando os Salmos 150 você perceberá que uma infinidade de ritmos é descrita ali ao se considerar os tipos de instrumentos musicais citados no texto. O saltério e a harpa podem remeter a músicas de ritmos mais lentos e cerimoniais enquanto que o tamborim a canções mais aceleradas. Da mesma forma os címbalos sonoros e altissonantes.
Mas worship seria um ritmo musical?
Uma definição da palavra worship em inglês: ter ou mostrar um sentimento forte de respeito e admiração por Deus.
Vamos relembrar aquela cena em que soldados da Babilônia pediram aos israelitas cativos que entoassem um de seus cânticos. Imaginem, por um instante, uma cena dos hebreus pegando suas harpas (que estavam dependuradas) e, ao invés de cantarem no estilo dos cânticos tradicionais de Jerusalém, os adaptassem naquela oportunidade para a forma musical babilônica – que além de tudo era profana.
Não que o caso que comentamos envolvendo Homenzinho Torto seja uma profanação, mas transformar a canção sabidamente infantil Homenzinho Torto em worship seria mesmo um exagero?
Ou será que o problema estaria na definição da música worship como sendo expressamente um estilo de música de adoração?
Mas o significado do verbo louvar nos Salmos 150 não está avizinhado do de adorar? Se excluirmos os outros ritmos musicais usados na música cristã não correríamos o risco de excluí-los da adoração a Deus em detrimento exclusivista do worship gospel?

One thought on “Homenzinho Torto convertido em worship

  • 24/02/2020 em 23:46
    Permalink

    Worship é recheada de superficialidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *