Por que a música gospel mudou tanto?

Nossa visão é de restaurar a fase poética, mas quando falo poética não falo de poesia pela poesia, tipo “o céu é azul” ou “o sorriso de uma criança traz alegria”; falo da atitude poética de acreditar que a Bíblia tem solução para tudo, é o guia para os nossos conflitos e aprendemos bem melhor seus ensinamentos se forem cantados, porque assimilamos as letras cantadas com mais facilidade.
Apesar das críticas, avançamos nos anos 80 principalmente com a aparição de Janires e Paulo Cesar Graca e Paz que literalmente agitavam. Eles faziam acontecer mesmo sem recursos, microfones precários…
Assisti Rebanhão tocando na Carioca com tremendão Giannini e a alça do violão era um fio elétrico. Mas chamavam a atenção pela nova proposta de evangelizar. Logo surgiram Bandafe, Banda & Voz , Catedral, Novo Som, Banda Rhema, Lumiar, Semeando, Ivanilson, Martin Lutero e de repente aquilo se tornou um movimento. E como as bandas não tinham igrejas (e eram interdenominacionais), as pessoas eram salvas e encaminhadas às igrejas que apoiavam os projetos.
Nos anos 90, houve um inchaço nas igrejas e elas acabaram se tornando grandes templos com filiais, então aqueles jovens alcançados começaram a formar suas próprias bandas, mas sobre a tutela do seu líder; a arte deixou de ser independente, perdeu-se a criatividade e agora estavam sendo manipuladas para propagar as doutrinas das suas igrejas e não mais o evangelho. Uma vez que fossem criados os ministérios, por que apoiar bandas e cantores que não estavam sobre “autoridade” e com pensamentos livres?
A igreja parou de apoiar intencionalmente os eventos, criando-os em suas próprias igrejas e impedindo os jovens de irem em apresentações fora de seus círculos eclesiásticos.
Mesmo que eu critique a Marina de Oliveira pela sua motivação mercantilista, ela ainda conseguiu junto com o gospel da Igreja Renascer lançar alguma coisa boa por meio de suas gravadoras, como Resgate, Oficina G3, Katsbarnea, Contato Vital, Semeando, Rebanhão, Kadoshi, Banda Rara que ainda sobreviviam pela vendagem de CD’s.
Mas de 2000 pra cá, quem não se firmou em uma grande gravadora, estava condenado, por que do mesmo jeito que as igrejas fizeram privilegiando seus ministérios, as gravadoras e suas rádios só divulgavam quem “fechava” com elas . Era o fim da fase poética!
Mas, e os evangelismos de rua? Você perguntaria? Eu lhe respondo com outra pergunta: com tanta gente crente na igreja pra que evangelismo na rua? Agora não adianta cantar que se não aceitar Jesus vai pro beleléu; agora é juntar o povo e  cantar 345 vezes PODEROSO DEUS, num mantra que refrigera sentimentos, mas não liberta; descarrega emoções, mas não guia à resposta bíblica, (como encontramos nas canções do Grupo Logos); a pessoa se sente bem, mas continua sem respostas!
Minhas orações e o meu profundo desejo é que de fato haja o retorno de um verdadeiro avivamento musical como na década de 80.

 

Por Ledinilson de Souza 

8 thoughts on “Por que a música gospel mudou tanto?

  • 14/07/2020 em 03:36
    Permalink

    É vdd. Nossa realidade hj é isso mas estamos lutando contra esta maré.

    Resposta
    • 26/07/2020 em 00:09
      Permalink

      Ola! Sou de Salvador Bahia. Acho que a música evangélica se tornou mas COMERCIAL do que EVANGELISTICA. Se tornou tb música para CRENTE.

      Resposta
  • 26/07/2020 em 00:52
    Permalink

    Eu me chamo eliane fernandes eu gravei um cd golpel em 2007 ..em busca de um sonho de uma carreira bem sucedida eu esqueci de lutar pra construir uma familia .. tive 2 casamentos frustrados que acabou em 2 divorcios sendo q 1 me agrediu e eu me tornei mais um indice de violência domestica fisica e psicologica e outro me traia sem dor nem piedade.. hoje estou com 43 de idade e nunca fui mãe ..meus sonhos de uma carreira bem sucedida se perdru pelo caminho .depois de 2 depressoes 1 porq perdir minha mãe q perdir 26k e outra depois de passar essa fase de pandemia..hoje não condigo mais sonhar esses sonhos de fama .tudo q peço ao Senhor é saude e paz e uma vida finânceira mais sucegada pra q eu possa ter condiçoes de cuidar de meu pai quando ele ja tver bem velhinho.. quando era bêbê Deus me livrou de uma enfermidade terminal q fui desiganada pelos medicos então se sobrevivi e porq Deus ainda tem um prosito em.minha vida com certeza

    Resposta
    • 09/11/2020 em 23:03
      Permalink

      Vamos estar orando por você , você tem uma história de luta , mas a boa notícia é que Deus nunca te abandonou , sempre esteve ao seu lado e vai mudar a sua sorte.

      Resposta
  • 26/07/2020 em 09:13
    Permalink

    Um relacionamento, exatamente isto.
    Já tive experiência em tentar evento evangelístico e as igrejas não apoiarem.
    Isso é triste.

    Ótima matéria Led

    Resposta
  • 09/11/2020 em 23:03
    Permalink

    Vamos estar orando por você , você tem uma história de luta , mas a boa notícia é que Deus nunca te abandonou , sempre esteve ao seu lado e vai mudar a sua sorte.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *