O “Alto Preço” ainda está sendo pago?

Algumas músicas ditas evangélicas – ou gospel, na linguagem atual – não respeitaram a integralidade de textos bíblicos fazendo surgir alguma confusão entre os admiradores e usuários de música cristã, que, necessariamente, precisam ser pessoas de ouvidos atentos, tal qual aqueles crentes
bereanos. Quero citar, inicialmente, a música Alto preço – que a princípio não é aquela gravada por Asaph Borba – pois a que me refiro agora teve gravação pela cantora Damares.
A temática nuclear da música Alto preço, da cantora Damares, está voltada para a santificação, momento em que o protagonista – a música foi composta na 1ª pessoa do caso reto, ou seja, EU – reforça na letra a necessidade de o cristão renunciar às paixões seculares para que finalmente reúna condições de adentrar o reino de Deus. E até aí nenhuma ressalva em contrário poderia ser dada uma vez que a Epístola aos Hebreus confirma isto na advertência: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (esta versão é da Bíblia MaCArthur).
A estrutura teológica da música ALTO PREÇO, da cantora Damares, no entanto, começa a ruir quando há uma referência ao sacrifício vicário do Redentor, este verdadeiramente o alto preço pago em prol de todos aqueles que ensejaram o derramamento de sangue do Cordeiro imaculado. A primeira frase da música a se destacar é a seguinte: EMBORA o alto preço a minha salvação pagou, ou seja, EMBORA tenha sido pago um alto preço pela minha salvação…
O que significa a palavra “embora”? Além de ser uma aglutinação de em boa hora, significa também APESAR DE, AINDA QUE.
Exprimir-se assim, ou seja, dizer APESAR de ter sido pago um alto preço, denota a ideia de que o episódio terrível em que o Filho de Deus entregou-se para a morte na cruz tem um quê de insuficiência. Ou não?
Como se não bastasse esse imbróglio citado há pouco, a música caminha, então, para a parte que trata incisivamente do NOVO pagamento daquele ALTO PREÇO ajustado no Monte Calvário (ou Caveira) há cerca de dois mil anos.
Diz o verso: Eu tô pagando o preço pra morar no céu!
Reparem que o verbo PAGAR está no presente e no gerúndio: pagando! Isto é, o pagamento está em andamento! Ressalte-se que a cédula resgatada por Jesus com sua morte é algo pretérito, ou seja, já consumado – lembrando aqui o hino americano cantado pelo saudoso Luiz de Carvalho e pela querida Meire Reis. O pagamento do alto preço foi encerrado com o sacrifício do Cordeiro de Deus.
Não sejamos inocentes, todavia, ao ponto de não entendermos que precisamos, logicamente, guardar os mandamentos divinos MUITO EMBORA – agora sim cabe o EMBORA – o alto preço tenha sido pago.
Também sou autor de música e de hinos e no decorrer dos anos ficou cada vez mais evidente o cuidado que se deve ter com letras cuja fonte é a Bíblia, para não fomentar heresias e/ou para não confundir a cabeça dos nossos irmãos.
Relembro que o apóstolo Paulo enviou uma carta a Corinto dizendo: Porque fostes comprados por preço, conforme a 1ª Epístola paulina aos Coríntios, 6:20. Nessa versão Almeida Revista e Atualizada que utilizei não se vê o adjetivo ALTO. Apenas na Bíblia King James li a expressão Fostes comprados por alto preço. Nas demais versões lê-se comprados por preço, fato que não abstrai, em absolutamente nada, a qualidade ALTO do preço pago por Jesus, o Cristo.
Preciso dizer que a intenção aqui é buscar o afinamento de algumas letras de hinos evangélicos utilizando (sempre) o diapasão das Escrituras. Mas, detectar a necessidade de um ajuste em textos escritos nas canções cristãs ou gospel não desmerece em nada seus autores. Por todos sermos iguais e passíveis de erro, você poderá entender, por exemplo, o apóstolo Paulo resistindo face a face ao apóstolo Pedro – isto está em Gálatas, 2 – sendo ambos dois grandessíssimos divulgadores da fé cristã, mas, repetindo, homens passíveis de erro.

3 thoughts on “O “Alto Preço” ainda está sendo pago?

  • 03/04/2020 em 09:53
    Permalink

    Excelente texto , Elvis Tavares denuncia letras que estão fora do contexto bíblico real. Acreditando não ser intencional , apenas “licença poética” , porém fere e induz a um pensamento errado a respeito dos ensinos bíblicos.

    Resposta
  • 03/04/2020 em 10:28
    Permalink

    Excelente texto meu querido Elvis, você com muita propriedade falou tudo! A necessidade de prestarmos muita atenção no que estamos escrevendo faz com que estejamos alertas para não passarmos a mensagem errada. Sabemos que a mensagem é o principal das nossas músicas e podem prejudicar o objetivo final.
    Finalizando: Como sempre, é um prazer ler seus textos!

    Resposta
  • 03/04/2020 em 12:47
    Permalink

    Texto ótimo e necessário nesses tempos onde “tudo pode “. Se aceitarmos tudo o que nos querem fazer ouvir e engolir ,com a justificativa de “licença poética “ perderemos a nossa própria base. Parabéns pela coerência.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *