Ledinilson da Jussara: um visionário que Deus tomou

Aleckson Marcos


Eu já o homenageei em vida, no dia do seu aniversário. Homenageá-lo por ocasião do seu passamento, no entanto, é doloroso.

Ledinilson conheceu a música gospel brasileira como poucos. Sendo filho do cantor Leonel de Souza, acompanhou de perto os bastidores de gravação dos grandes nomes da nossa música nos anos 70, 80 e 90 e frequentou os grandes espetáculos do gospel nacional. Os anos se passaram, mas o seu apego à “fase poética da música gospel”, como gostava de chamar, lhe impulsou no empreendimento do projeto Reviva Gospel, cujo objetivo era restaurar essa dita fase poética, trazendo à tona cantores e bandas que estavam inativos e longe dos holofotes, bem como conscientizar a grande mídia cristã que esse estilo de música tem demanda, tem um “público que ficou órfão”, sem representatividade.

Pelas redes sociais e pessoalmente, Led, como nós o chamávamos, montou uma equipe que abraçou a mesma visão, e, assim, foi possível por em prática o que era apenas um sonho, começando com a criação de um blog, onde registrava suas memórias e vivências nos anos áureos da gospel nacional. Posteriormente, criou os perfis oficiais do Reviva Gospel nas redes sociais, e era flexível às opiniões, pois quando a era do blog acabou, ouviu a minha opinião para investir em um site de depoimentos pessoais e notícias dos cantores e bandas ainda em atividade. E é impossível falar disso sem mencionar a Jussara, sua esposa, grande admiradora e apoiadora incansável, que defende essa visão com tanta paixão quanto ele!

Com poucos recursos, Led promoveu shows, atuou no rádio e apresentou um podcast, ajudando trazer de volta cantores e bandas antes inativos, como Ronaldo Reis, Conjunto Sonoros e suas duas grandes paixões, que eram as bandas Sinal de Alerta e Rebanhão. Ledinilson era um amante da música, e seus gostos musicais iam de um extremo a outro; desde Enoch e Priscila ao rock do Katsbarneia. Para ele, não era o estilo musical que importava, mas a poesia! Inclusive ele mesmo chegou a gravar algumas músicas, mesmo sendo um registro amador.

Um de seus projetos que, infelizmente, não foi possível concluir foi a publicação de um livro contando a história da música cristã no Brasil. Sim, há algum tempo Led começou a escrever esse livro e, pelo que me disse dois anos atrás, faltava pouco para terminar de escrever. Como se vê, ele não era apenas de sonhar, mas de empreender todos os esforços possíveis para concretizar sua visão restauracionista.

Conheci o Ledinilson pelo Facebook, em 2015, mas somente no ano passado o conheci pessoalmente no Rio – no próximo dia 18 isso vai fazer um ano. Por meio dele pude entrevistar alguns cantores evangélicos que sempre admirei. Foi por meio dele que começou minha amizade com Ozeias de Paula, e o carinho dele por mim era perceptível nas palavras e atitudes (me chamava de “filhote”).

Led lutou até o fim. Nunca abaixou a cabeça! Doente e em um tratamento doloroso desde meado do ano passado, todos os dias publicava nos canais oficiais do Reviva. Diariamente escrevia: “eu me deitei e dormi; acordei porque o Senhor me sustenta. Viva o Senhor! Ele ainda tem planos para mim!” Ontem, Led acordou nos braços de Deus!

Em nome da equipe do Reviva Gospel, lamentamos profundamente a partida do nosso idealizador e asseguramos ao nosso público que honraremos ate o fim essa visão do Ledinilson que abraçamos. Também nos solidarizamos com a Jussara e toda a família enlutada.

Até breve, meu irmão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *