História de Tio Cássio e Tia Noeli (Igreja Cristo Salva) Parte 1

Cássio Colombo, um empresário na área de cereais, em uma de suas viagens para o Sul do país, na Cidade chamada Alegrete, conheceu a a jovem Noeli, com sua vida empresarial e financeira proeminente , logo se casaram e foram morar na rua Itacira, no Planalto Paulista em São Paulo, onde tiveram tres filhos, o primogênito Cássio, chamado de Cassinho, filho do meio carinhosamente chamado de Tuto, e Nana “apelido” da filha caçula.

Em meados da década de 1960, Cássio Colombo, começou a passava por problemas financeiros em sua Empresa, que se agravava ainda mais com seu vício em corridas de cavalo, delapidando ainda mais seu patrimônio.

Certo dia saindo para as corridas, sua esposa Noeli, já desgastada pela situação da família, perguntou :
“Cássio você vai novamente para as corridas? Escolha eu ou os cavalos”. Logo respondeu que preferiria os cavalos.

Notando o conflito em que viviam, Noeli, de formação católica, não via solução em suas crenças para resolver seus problemas, ingressou então no espiritismo, após estando envolvida, levou também seu esposo Cássio.

Por mais que se doavam para esta escolha, as coisas pioravam, Cássio fumava mais de cinco carteiras de cigarro por dia, levantava a noite para fumar, acendendo um cigarro na ponta do outro.

No final dos anos 60, Noeli foi convidada para uma reunião de esposas de empresarios, onde conheceu uma missionária, a qual passou a evangelizá-la, a convidou para um culto, e após serem expulsos os demônios dela, entregou sua vida a Jesus.

Noeli convidou esta missionária para fazer uma reunião em sua casa, e neste dia com muita relutância, Cássio compareceu, nesta noite estava o Flavio Abeide um músico que tocava e cantava os louvores, hoje todos o chamam carinhosamente de Flavinho.

Cássio relatava a seus amigos, que por algumas vezes os demônios o possuía quando andava pela rua; certa ocasião chegou a quebrar uma banca de jornal, e que também ficava violento na sua empresa, levando seu negócio cada vez mais por a água a baixo.

Nesta reunião em sua casa, ele ficou possesso, algumas pessoas tentou segura-lo, mas a missionária de baixa estatura, de voz mansa, e com autoridade mandou o demônio sair, Cássio então foi liberto.
Após tudo isso, a missionária convida Cássio a entregar sua vida a Jesus, e confessa-lo como seu Senhor e Salvador, onde o fez.

Cássio e Noeli, ficam então sedentos pela Palavra, ouviam com atenção os pastores da igreja onde começaram a congregar a falarem do amor de Cristo, sentiam vontarde de falar de Jesus por onde iam. Tamanha alegria e alívio que tiveram.

As contas continuavam chegando. Ainda em meio as dificuldades, seus filhos,  já pré-adolecentes, não entendiam como suas atitudes mudaram visivelmente. Começaram então a fazer reuniões em sua casa na rua Itacira, uma casa grande com varanda na frente, onde proporcionavam acolhimento para os que os ouviam falar de Jesus.

Algo novo estava acontecendo em sua casa; iam muitos hippies, drogados que eram por vezes levados pelos seus pais, ao ouvirem o evangelho, aceitavam a Jesus, e alguns não tendo pra onde ir, amanheciam no terraço da sua casa, onde acabavam sendo acolhidos para uma refeição.

Seus três filhos ainda não aceitavam isto de bom grado, Cassinho e Tuto, ficavam revoltados com seus pais, em meio a tudo isso, mas Cássio e Noeli acreditavam que Deus supriria suas necessidades e os dariam condições para tal atitude.

Devido a situação financeira, tivevam que vender a casa e comprar uma menor, e a mais viável foi na Av. Jamaris, 1114, onde é hoje a Igreja Cristo Salva.

Continuaram com o evangelismo em sua casa, o que gerou uma dificuldade ainda maior: O que fariam com os jovens que aceitavam a Jesus em sua casa, e muitos ainda presos as drogas?
Neste interim, entram em contato com Arlete Batista (Tia Arlete) do Desafio Jovem,  que trabalhava com ex-drogados recém convertidos.
Já neste momento, o início das reuniões de segunda-feira aconteciam na sala de sua casa, afastavam os móveis, e jogavam almofadas no chão, onde seus convidados ali ficavam, tocavam, cantavam e ouviam o evangelho.

Muitos se converteram nesta época e foram para o Desafio Jovem, entre eles  Janires, Luidi, Mike, pessoas que no futuro se tornariam grandes músicos.

Ao ver que o número de pessoas aumentava, houve a necessidade deles irem para um apartamento e utilizarem esta casa como um albergue transitório, as reuniões se davam somente às segundas-feiras, e os jovens permaneciam por lá durante a semana.

Com a proposta jovem em comum, adotaram além do piano e violão, também bateria e guitarra para tocarem e cantarem nestas reuniões, coisa que na época tais instrumentos não eram visto com bons olhos pelas igrejas.

A aglomeração de jovens era tanta que Cássio, orientado pelos seus pastores, em 02/03/1975 foi ungido pastor e iniciou a ICEIIIgreja Cristã Evangélica Independente de Indianópolis, no número 1114 da Avenida Jamaiis, mais conhecida como CRISTO SALVA.

Contaremos na segunda parte o início da igreja, músicos,cantores, bandas que surgiram de lá, e muito mais…

Até sábado que vem!!!

(Colaboração: Marcos Natalia, Jerusa Liasch)

  Praise the Lord
Fábio L. Fonseca

5 thoughts on “História de Tio Cássio e Tia Noeli (Igreja Cristo Salva) Parte 1

  • 28/03/2020 em 18:15
    Permalink

    Gente , tio Cássio cuidou do Janires na reabilitação , o corredor de fórmula 1 Alex Dias Ribeiro , o baixinho voador, era da igreja dele, o apóstolo Estevam era de lá também e o oficina G3 nasceu lá , imagina a dimensão da coisa ???? Parabéns pela matéria

    Resposta
  • 29/03/2020 em 20:29
    Permalink

    Como é importante conhecer a história destes PIONEIROS que deram o start em muitos ministérios, abrir sua casa para a pregação do Reino é bum ato de amor ao próximo, que lindo! Ansioso para a Segunda parte desta história! Parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *