93 FM comemora 28 anos

Não há como negar a importância da 93 FM na divulgação da música evangélica. Quem viveu a década de 90 no Rio de Janeiro lembra do impacto que a emissora causou assim que foi adquirida por Arolde de Oliveira.
No início dos anos 90, o Rio de Janeiro já havia absorvido muito bem a programação ds Melodia FM, que dava bastante enfoque à músicas mais tradicionais, quando o deputado Arolde de Oliveira adquire a rádio Nacional FM que passa a se chamar rádio El Shadday, no dia 25 de maio de 1992.  A nova emissora agora faria parte do grupo MK e como âncora da rádio, Marina de Oliveira, que já havia gravado  4 álbuns, assume a função de locutora.

A rádio tinha uma cara ainda informal, mas ainda assim ia ganhando território a cada dia por apostar no público jovem, consolidando na capital carioca quando, em 1995, o famoso Locutor Alberto Brizola assume a direção. Alberto com seu know-how restrutura a programação e a administração e a rádio passou a se chamar 93 FM, que  salta do 20° lugar no Ibope para o 3° entre as mais ouvidas, desbancando famosas rádios FM’s.

Sua programação passou a ser  transmitida em lojas de eletrodomésticos, grandes mercados, consultórios e no comércio em geral. Ouvir a 93 era estar antenado com os
principais acontecimentos daquele momento.

A 93 também ficou muito conhecida pelos grandes eventos evangélicos, como o Canta Brasil, Rio e Zona Sul (reunindo centenas de milhares de pessoas), Louvorzão, Som Gospel e transmissões, ao vivo, direto da Bienal do Livro, Marchas para Jesus.

Grandes locutores hoje pertencem à nostalgia dos jovens que eram seus ouvintes fiéis. Apresentadores, como Márcio Santos, Márcio Garçone, Gino Pereira e Daniel de Oliveira, que comandava as inesquecíveis madrugadas cariocas, traziam o que havia de mais moderno e inédito no mercado gospel, principalmente as bandas de rock que encontraram espaço mais amplo na nova emissora.

Hoje, segundo a última pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, a 93 está em 5° lugar isolado entre as emissoras mais ouvidas no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *