Sérgio Lopes lança single “O Ateu”

O cantor Sérgio Lopes liberou ontem, no YouTube e em todas as plataformas digitais, o single O Ateu, seu primeiro trabalho fonográfico de 2019. Ao som de piano (Valéria Duarte) e violino (Ricardo Amado), Sérgio toca, com fineza e muita maestria, em um assunto espinhoso ao destinar a temática da nova canção aos ateus – grupo de não-cristãos pouco alcançados pelo evangelismo. A letra da música centra-se no orgulho e cinismo típico de ateus quando falam tanto de Deus, sabem tanto de Deus, “mas com a alma vazia de fé.”

O Poeta Sérgio Lopes parece não fazer referência a qualquer tipo de ateu, mas sim ao ateu militante que se sente superior em tudo unicamente por ser ateu. Mas logo nos primeiros versos,  a canção expõe a sua condição espiritual deplorável com uma pergunta reflexiva e desafiadora:

De que vale o que tens

Se não tens valor?

A poesia bem costurada segue por todo a canção, evita a linguagem rebuscada sem perder a sofisticação, e é capaz de provocar reflexões profundas em quem ouve.

O trecho

Sem ter Deus nada és

Crendo em Deus nada és

Mas se creres e tens fé

Ajoelha-te e clama, Ateu!

mostra como a música transita pelos paradoxos e faz referência à verdade bíblica de que com Deus ou sem Deus, o homem continua sendo pó.

Sérgio Lopes ousa ao abordar um tema impopular e não-comercial em um música evangélica. A temática, por si só, ja é evangelística, logo, o single não se destina ao público de convertidos, algo bastante incomum no mercado gospel atual, cujas canções e suas linguagens são voltados exclusivamente para os já evangélicos.

Música completa abaixo no canal oficial do cantor. 

4 thoughts on “Sérgio Lopes lança single “O Ateu”

  • 17/02/2019 em 09:47
    Permalink

    Essa musica nos faz refletir que há muitos ateus disfarçados de crentes por aí.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 10:46
    Permalink

    Poeta é poeta, não se rende a mercantilismo, parabéns

    Resposta
  • 02/03/2019 em 22:15
    Permalink

    É o poeta sempre surpreendendo com o talento que DEUS lhe dera…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *