Morre Ralph Carmichael, o Pai da Música Cristã Contemporânea

 

(Por Elvis Tavares)

 

Morreu no último dia 18 de outubro, na Califórnia, EUA, aos 94 anos, o maestro e compositor Ralph Carmichael.

Despojado da posição eclesiástica brasileira que reinou por muito tempo de que o músico cristão não poderia atuar concomitantemente na música pop, ainda que profissionalmente, uma posição diferente do praticado nos Estados Unidos, Ralph Carmichael compôs, por exemplo, trilhas para seriados como ‘Bonanza’ e ‘I Love Lucy’, atrações televisivas que foram transmitidas no Brasil – além de trabalhos musicais com o grande cantor Nat King Cole.

A obra marcante de Ralph Carmichael no seio da música cristã foi o álbum ‘Tell It Like It Is’, de 1969, que ultrapassou os mares trazendo para o Brasil ‘I Believe God Is Real’, aportuguesada para ‘Se Eu Fosse Contar’ e servindo de título para o álbum emblemático do grupo Vencedores Por Cristo de 1973.

Outra obra singular de Ralph Carmichael é ‘He’s Everything To Me’, também utilizada pelo VPC, bem como por João Alexandre, e que foi celebrizada na ambiência musical da igrejas como ‘Nas Estrelas’, cuja linha final encerra com a frase ‘Tudo Ele é pra mim’, remetendo ao nome original da canção em inglês.

Carmichael escreveu mais de 300 músicas cristãs e dentre elas está ‘Reach Out To Jesus’, gravada por Elvis Presley (ver: https://youtu.be/tHKRJo0qPPw), e regravada em português pelo Conjunto Som Maior como ‘Cristo Te Estende A Sua Forte Mão’, no disco ‘Brilho Celeste’, no final dos anos 70.

 

Em 1986, Ralph Carmichael, tido por muitos como o Pai da Música Cristã Contemporânea, escreveu sua autobiografia ‘He’s Everything To Me’ (foto), numa alusão a uma de suas composições mais conhecidas.

2 thoughts on “Morre Ralph Carmichael, o Pai da Música Cristã Contemporânea

  • 21/10/2021 em 11:27
    Permalink

    No Brasil título, o título de “He’s everything to me” passou a ser “Nas estrelas” devido ao costume que os crentes aqui têm de nomear as músicas pelo primeiro verso. Era normal eu me referir à música pelo título, e provocar estranhamentos, caras tortas e rostos franzidos até eu cantar o primeiro verso.
    – Eu gosto muito de “Consagração”…
    – Consagração? Qual é essa? Nunca ouvi…!
    – É uma que começa assim “Seja o meu canto”…
    – Ah, tá, sei qual é: Seja o meu canto…

    Resposta
  • 24/10/2021 em 10:41
    Permalink

    Os vencedores por Cristo imortalizaram no Brasil os belos louvores de Ralph Carmichael. Que Deus o receba em seu Reino Glorioso!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *